Assine nosso Feed!

Assine nosso feed e receba atualizações por e-mail:

Delivered by FeedBurner

sábado, 23 de abril de 2011

COMO LER UM JORNAL?

A preguiça e falta de tempo que nos rodeia constantemente torna quase impossível a leitura de um jornal diário. Muitas pessoa se sentem desanimadas ou simplesmente não sabem por onde começar quando pega um jornal para ler. A leitura deste se faz necessária, uma vez que conhecimento e cultura são fundamentais para a construção de um indivíduo frente a sociedade.

Muito recentemente li um livro da autora Ana Maria de Sousa Pinto, Jornalismo Diário, onde ela posta algumas dicas de como ler um jornal. Acredito que essas dicas são importantes não só para os profissionais que trabalham com a comunicação, mas também para o publico em geral. Frente a isto gostaria de compartilhar estas dicas com vocês. Espero que gostem.

----

EXERCÍCIO PARA APRENDER A LER UM JORNAL:

  • 1º DIA: Leia com atenção a capa do jornal e escolha as chamadas que mais lhe atraiu a atenção. Quando acabar tente fazer uma análise critica e avaliar a relevância da notícia que leu. Busque, principalmente, tirar suas própria conclusões sobre a notícia, uma vez que o jornalista responsável pela matéria possa ter colocado uma certa dose de subjetividade na mesma, e isto pode induzir ao leitor a acreditar no ponto de vista do escritor. E acredite, o bom jornalista sempre consegue isto!
  • 2º DIA: Repita o mesmo procedimento, mas busque ler mais chamadas.
  • 3º A 10º DIA: Repita o processo, entretanto sempre busque aumentar uma notícia a cada dia.
  • 11º A 15º DIA: Leia a capa principal do jornal, depois a capa de cada caderno.
  • 16º DIA: Leia uma reportagem que foi destaque na primeira página e que não seja a capa do caderno.
  • 17º a 25º DIA: Leias a principais chamadas de cada caderno, mas também leia três matérias dos mesmos.
  • 26º DIA: Leia a primeira página e folheie todo o jornal, no entanto leia as reportagens que julgar mais relevante.
  • 27º A 30 DIA: Repetir o procedimento anterior, mas ler todas as colunas fixas.
  • 31º DIA: Fique feliz, você com certeza já sabe dominar um jornal impresso.
----

Com a prática ao poucos você vai aprendendo a dominar o jornal impresso e a descobrir o que é mais relevante para você, seja a notícia referente a economia, política, saúde, cultura etc.. Não importa o assunto, o importante é que você faça da leitura de um jornal impresso um hábito. Espero ter ajudado, um abraço!

Deixe seu comentário

Postar um comentário

* ATENÇÃO: É proibida a cópia e a reprodução dos artigos de deste blog. Entre em contato para mais informações. Ou veja nossa regras em direitos autorais. Obrigado pela compreensão!

* Sua opinião é importante para mim, portanto poste seus comentários em relação as minhas postagens, seja você contra ou a favor as minhas opiniões.

* Não poste comentários que possa infringir a moral alheia de outros membros deste blog. Mas caso você seja contra a opinião deste, faça isto de forma coesa. Crítica e ofensa não é a mesma coisa!

* Comentários ofensivos não será publicado.

* Críticas construtivas e elogios são sempre bem-vindos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More
Loading

 
voltar para o topo