Assine nosso Feed!

Assine nosso feed e receba atualizações por e-mail:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CUIDADO! VOCÊ PODE ESTÁ SE AUTODESTRUINDO

Atenção e cuidados são fundamentais na construção de um bom texto. É preciso ser atencioso e, mais do que isso, zeloso com a redação que se está produzindo. É muito comum encontrarmos textos jornalísticos com erros graves de português. O que não é comum é em plena era informatizada esses erros acontecerem. Principalmente quando se trata de um veículo renomado de informação.

Há alguns dias, checando as atualizações do Facebook, vi dois prints screns (imagens que são capturadas da tela do computador graças à tecla Prt scr) da página do G1 contendo erros mais do que graves – quase criminosos – de português. Um se tratava de ONGs Budistas que faziam plantio de árvore no dia do meio ambiente, mas o autor do texto escreveu (e logo na chamada, coitado!) pantio. Sem censura! Talvez esse seja um idioma desconhecido. Todavia, os editores de textos como o Word, da Microsoft, contêm uma série de idiomas onde se é possível escrever no dialeto em que se desejar – entre eles o português (clique na imagem para ampliá-la).

Uma colega da minha turma de jornalismo disse que é normal este tipo de incidente ocorrer e que o mesmo poderia me acontecer um dia. Ok! Não digo que não se possam cometer atentados contra a norma culta da língua portuguesa (até eu mesmo faço isso!), o que eu defendo é que com toda essa informatização do jornalismo, torna-se impossível uma palavra relativamente simples como plantio serem escritas erroneamente. Além do que, com navegadores de internet como o Google Chrome, essas tarefas de suicídios pessoais com relação à língua se tornaram ainda mais difíceis de acontecer.

Outro erro que foi encontrado e que até se pode ser entendido como uma atitude revolucionária da imprensa com relação à última do MEC é um terrível erro de concordância verbal, também no G1 – isso está se tornando um “ábito”! No texto (e justamente na chamada!) o autor diz que “Reino Unido e França vai apresentar representações contra a Síria na ONU” (pemmmmmmmm! Errado mais uma vez G1! Você está eliminado!!!). O correto, pelo menos no português do Brasil, é: “Reino Unido e França vão apresentar representações contra a Síria na ONU”.


Mais uma vez afirmo: não estou censurando ninguém! Todo mundo está passivo de erros – mesmo que graves e acabe por denegrir a credibilidade de um veículo informativo como o G1.

O que estou querendo lhe mostrar aqui, caro leitor, é que é necessário tomar extremo cuidado na redação de um texto, principalmente se ele for de âmbito nacional como os dos exemplos citado. Você pode estar se autodestruindo enquanto jornalista, mas é claro que, se não for o seu caso, você pode manchar um pouco sua reputação enquanto redator de um texto. Errar é humano e perdoável, mas temos que aprende com nossos erros.

É preciso ler muito, ter um bom manual de redação e praticar a escrita (escreva um blog! Ajuda muito, garanto!). Só assim você poderá se tornar imune a esses tipos de “incidentes”.

Fica a dica!

--
--

Acompanhe-me no Twitter e Fabook. Ah! E aproveite para assinar nosso Feed RSS e receber nossas atualizações por e-mail (eu sou o único editor, mas acho muito legal usar o plural para escrever essas mensagens).

Deixe seu comentário

Postar um comentário

* ATENÇÃO: É proibida a cópia e a reprodução dos artigos de deste blog. Entre em contato para mais informações. Ou veja nossa regras em direitos autorais. Obrigado pela compreensão!

* Sua opinião é importante para mim, portanto poste seus comentários em relação as minhas postagens, seja você contra ou a favor as minhas opiniões.

* Não poste comentários que possa infringir a moral alheia de outros membros deste blog. Mas caso você seja contra a opinião deste, faça isto de forma coesa. Crítica e ofensa não é a mesma coisa!

* Comentários ofensivos não será publicado.

* Críticas construtivas e elogios são sempre bem-vindos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More
Loading

 
voltar para o topo